sexta-feira, 26 de julho de 2013

A letra mata... a ignorância

Quem já não ouviu esse que, há muito tempo, virou um jargão evangélico: "A letra mata!" ?

Na verdade, esse é apenas uma parte isolada de 2 Coríntios 3:6, usada por muitos para criticar ou, até mesmo, desestimular o estudo diligente das Sagradas Escrituras, principalmente o estudo teológico sério.

Mas será que a própria Bíblia chama a si mesma de "letra que mata"? Estranho, não? É evidente que o texto não quer dizer isso!

Vale lembrar uma boa regra de Hermenêutica (Interpretação da Bíblia): "Texto sem contexto, gera pretexto".

Então, vamos analisar o contexto de, pelo menos, uma parte da segunda carta de Paulo aos coríntios.
Grifarei alguns pontos.
Vamos lá:

"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça."  (2 Coríntios 3:3-9)

Fica evidente que Paulo se refere a dois testamentos, a dois ministérios distintos. Um, antigo, da Lei de Moisés, escrito nas tábuas de pedra no Sinai. Fala da antiga aliança de Deus com Israel, onde todos estavam cerrados debaixo de maldição.

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." Gálatas 3:10 (grifos meus)

Cristo veio para nos resgatar dessa maldição, estabelecendo, assim, o novo testamento, escrito, não com o sangue de touros e de bodes, mas em seu próprio sangue.

"E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado." Marcos 14:24 (grifos meus)

Então, o que Paulo quis dizer é que nós fomos feitos, em Jesus, ministros de uma aliança, superior à primeira. A primeira aliança é da Lei (Letra). A segunda, é do Espírito. A primeira, matava; a segunda, dá vida.

O próprio Paulo, em sua carta aos Romanos, reforça essa ideia, de que a Lei faz o pecado ganhar força.

"E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." Romanos 7:9 (grifos meus)

O que Paulo estava dizendo, em sua carta aos coríntios era, nada mais que uma constatação do cumprimento da profecia de Jeremias, onde Deus escreveria a sua Lei, não em tábuas de pedra, mas nos corações dos homens. Aleluia!

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33 (grifos meus)

Espero que tenha ficado claro até aqui que o texto de 2 Coríntios 3:6, nada tem a ver com "não leia muito a Bíblia"; "não estude muito a Bíblia", ou "não faça Teologia", "não precisa estudar a Bíblia; deixa o Espírito revelar", etc.

O exame das Escrituras é algo, claramente, estimulado pela própria Bíblia. 

O próprio Jesus disse: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39

Examinar = analisar, investigar, sondar.

O próprio Paulo elogiou a postura dos crentes de Beréia que, recebendo os ensinos de Paulo, foram investigar se o que ele pregava estava em conformidade com a Palavra de Deus. Muitos, hoje, porém, preferem se acomodar e não examinar as Escrituras, não verificar se aquilo que estão ouvindo possui base bíblia ou não. Resultado: crentes facilmente manipuláveis e vulneráveis a todo tipo de heresia e modismos.

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17:11 (grifos meus)

Bom, espero que esse artigo tenha sido proveitoso para você. Chamar a Bíblia de "letra que mata" é uma afronta e "cheira" a Gnosticismo (*).

Examinemos a cada dia as Sagradas Escrituras, sempre pedindo a Iluminação do Espírito Santo - não a Revelação porque a Bíblia já é a Palavra Revelada de Deus - afinal de contas a Bíblia é o único livro em que você lê com o Autor presente.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12 (grifos meus)


(*) Gnosticismo: Conjunto de pensamentos heréticos, surgido no primeiro século, em que seus seguidores defendiam a salvação através de um conhecimento revelado a alguns eleitos, e onde o exame das Escrituras era desprezado.

sábado, 20 de julho de 2013

Ele morreu em seu lugar

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16

Navegando na Internet, achei esse vídeo chamado "A ponte". 

O vídeo é uma analogia ao que Deus fez por nós. No vídeo, um pai, cujo trabalho era cuidar de uma ponte de uma linha férrea, se vê obrigado a tomar a decisão mais difícil de sua vida: Seu filho cai no local onde a ponte abaixava para os trens passarem. Se o pai mantivesse a ponte abaixada, seu filho estaria a salvo, mas todos no trem morreriam. Se abaixasse a ponte para que o trem passasse em segurança, quem morreria era seu próprio filho.

O vídeo pode ser conferido aqui: http://www.youtube.com/watch?v=bIiu4PkRIbM
Se puder, pare um pouco de ler este arquivo, veja o vídeo e volte depois.

Deus poderia condenar toda a humanidade à morte eterna, e não estaria sendo injusto "porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23), "não há um justo, nem um sequer" (Romanos 3:10), mas o Pai não poupou o Seu único Filho por amor de nós.


"Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão." Isaías 53:10

Seu Filho se ofereceu voluntariamente para morrer em nosso lugar.

"Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." João 10:17-18


Jesus morreu por nós, mas a morte não o pôde deter porque Ele mesmo é a vida. Ele ressuscitou ao terceiro dia, está vivo e está falando ao teu coração, está te lembrando o que Ele fez por você. Ele não morreu em vão! Ele morreu a nossa morte para vivermos a sua Vida.

"Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:5

Você tem sido grato por isso?

Quem tem ouvidos, ouça: ELE morreu por você!

Hoje, Ele pode dizer que valeu a pena.

"Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si." Isaías 53:11

Falta de perdão: Tormento da alma

 "Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
Mateus 18:23-35

Pedro, conversando com Jesus lhe fez a seguinte pergunta: "Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?" (v. 21). A resposta de Jesus foi: "Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete" (v. 22), e completou a resposta ilustrando o que ele estava dizendo com uma parábola, conhecida como a "parábola do credor incompassivo". Com base nela, quero escrever, de forma bem suscinta, acerca dos males que a falta de perdão pode nos trazer.

A parábola fala de um homem que tinha uma enorme dívida com um rei: 10.000 talentos. Mas quanto representava essa quantia? Um talento equivalia a 6.000 denários, ou 6.000 dias de trabalho. Assim, 10.000 talentos x 6.000 = 60 milhões de denários ou, para simplificar, 165 mil anos de trabalho!

O que Jesus queria ensinar é que a dívida que aquele homem tinha era, simplesmente, impagável!
Aquele homem, ainda suplicou ao rei, dizendo que tudo lhe pagaria, mas o rei sabia que a dívida era grande demais para ele, e que jamais poderia pagá-la. Então, movido de íntima compaixão, lhe perdoou.

Mas aquele servo, assim que foi perdoado, encontrou um companheiro que lhe devia apenas 100 denários, o equivalente a 100 dias de trabalho, uma quantia infinitamente menor que a quantia que ele devia ao rei, e sufocou seu semelhante, cobrando-o de forma incompassiva, o lançando na prisão.

Quando o rei ficou sabendo disso, chamou aquele homem, o repreendeu severamente e o lançou na prisão, o entregando aos atormentadores até que pagasse tudo o que lhe devia.

O rei dessa história é Deus que, com seu grande amor, nos perdoou a dívida que jamais poderíamos pagar: A dívida do pecado.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43:25

Infelizmente, há pessoas que, como aquele homem, se esquecem disso, e não perdoam o seu próximo, mas preferem guardar em seu coração todo tipo de mágoa e de rancor. E vivem numa prisão...

"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Hebreus 12:15

A Palavra de Deus é muito clara no que diz respeito ao perdão: Se quisermos viver a plenitude da graça de Deus em nossas vidas, precisamos perdoar.

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6:12

Aquele homem foi preso e entregue aos atormentadores. Em outras versões, foi entregue aos verdugos que, além de carcereiros, responsáveis por vigiar os presos, infligiam aos mesmos, todo tipo de tortura, atormentando-os dia e noite.

Esses verdugos são espíritos demoníacos que trarão tormentos à alma daqueles que insistem em não perdoar!

Por causa disso, há muitas pessoas que adoeceram na sua alma, que perderam a alegria de viver, que se tornaram pessoas amargas, insuportáveis! Pessoas que vivem aprisionadas ao passado e não conseguem olhar para frente; pessoas que tomaram como verdade, mentiras que lhe contaram sobre alguém, e, dando crédito a intrigas, se tornaram escravas de um sentimento amargo; pessoas que trocaram o amor pelo ódio, e não se dão conta de que esse ódio irá destruí-las, se não acordarem a tempo; pessoas que vivem doentes porque acabam somatizando aquilo que está na alma, fazendo o corpo adoecer de várias maneiras.

Enfim, a falta de perdão traz, de fato, tormento à alma. Em contrapartida, o perdão traz alívio, descanso, paz e vida!

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14

Cristo já riscou a cédula de dívidas que havia contra nós.

Você precisa perdoar alguém? Então não espere para amanhã porque pode ser tarde demais, e rasgue, hoje, essa cédula de dívida contra o seu próximo, que você guarda em seu coração, e seja liberto em nome de Jesus!

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...