quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quando os sonhos se frustram

"E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho." Gênesis 30:22-24

A bíblia é a Palavra de Deus escrita por homens, pelos homens e para os homens. Ela contem histórias de homens e mulheres reais, que sorriram, que choraram, que venceram, que perderam, enfim, que viveram. Pessoas como eu e você: humanos, nada mais. Não existem super-heróis.

Quando olhamos para a bíblia, estamos certos de que as personagens que figuram nas Sagradas Escrituras são pessoas que, a despeito de suas fraquezas, lutaram por aquilo que acreditavam, por aquilo que sonhavam. Sonhar é algo típico do ser humano. Às vezes ouvimos falar sobre os 'sonhos' de Deus, mas Deus não sonha porque simplesmente um sonho pode se realizar ou não; e não há nada que Deus não possa fazer.

"Porque para Deus nada é impossível" Lucas 1:37

Mas nós sonhamos, porém não são todos os nossos que serão realizados. Alguns até serão, mas por um momento eles são adiados, e por quê? Porque Deus tem um plano certo, infalível para cada um de nós. Deus sempre tem o melhor!

Neste artigo quero destacar dois personagens bíblicos: Raquel, esposa do patriarca Jacó (Israel) e José, seu filho.

Raquel era uma mulher, até certo momento, uma mulher amargurada, frustrada pelo fato de ainda não poder gerar filhos para o seu esposo, Jacó. E além do desejo natural da mulher em ser mãe, a cultura daquela época via a mulher que não podia engravidar como uma mulher de segunda classe. A pressão sobre Raquel era muito grande. Ela viu a sua irmã, Lia, ter seis filhos de Jacó; as duas concubinas, quatro filhos, e ela, ainda não gerara nenhum. Podemos imaginar quanta frustração havia no coração de Raquel! Mas o texto diz que Deus se lembrou de Raquel e a curou da esterilidade. Deus é o Médico dos médicos! O sonho foi frustrado, adiado, mas Deus tinha o melhor para Raquel e nasce o seu primeiro filho: José.

"Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? 
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração." Gênesis 37:5-12. (dica: ler todo o capítulo)


José teve um sonho, um sonho autêntico porque era da parte de Deus. Ele, um dia, estaria sobre todos os seus irmãos, apesar de ser o mais novo, e ele teria uma posição de honra, de destaque entre todos da sua família, mas os sonhos não se cumprem no nosso tempo. Se cumprem no tempo de Deus. José, aos 17 anos de idade, foi vendido como escravo pelos próprios irmãos por 20 moedas de prata. Como José valida pouco àqueles que lhe eram tão próximos! Na verdade, o plano inicial era de matá-lo, por inveja, mas Deus tinha algo melhor a respeito de José. Sua história não acabaria assim. 

A notícia que deram para Jacó e Raquel era de que José havia sido morto por um animal feroz. A dor e a tristeza tomaram conta dos pais. Imaginemos Raquel. Esperou tanto tempo, sofreu tanto, Deus lhe deu José e quando ele era apenas um jovem, ela tem a notícia que ele havia morrido. 

Enquanto isso, José era entregue a serviços forçados na casa de um oficial de Faraó. Pra encurtar a história, José, falsamente acusado pela mulher daquele oficial, Potifar, foi parar na prisão. Lá, ele amargou alguns anos, mas ele não desistiu. Deus ainda estava com ele. Era o suficiente. Longe de sua casa, longe de sua terra, traído por seus irmãos, injustiçado no Egito, José podia ter se desesperado e desistido até da vida, mas ele não o fez. E no momento certo, quando nenhum homem em todo o Egito se arriscava a interpretar os dois sonhos do temido Faraó, José foi o único que os interpretou. Era a virada na vida de José: De escravo a governador do Egito. Os sonhos que ele teve quando era apenas um jovem, agora, depois de ter passado pela 'escola da dor', ele estava pronto para tomar posse daquilo que Deus estabelecera para ele. Deus é fiel! Louvado seja o Seu Nome!

E Raquel? Ah! sim, no tempo em que José enfrentava toda aquela situação de escravo até se tornar o segundo no reino, Deus não deixou Raquel sem filho. Lhe deu Benjamin, que quer dizer, filho da minha destra. Porém Raquel faleceu no parto. José, mais tarde, reencontra seus irmãos, inclusive o seu irmão mais novo que ele ainda não conhecia, Benjamin, que para nascer, sua mãe precisou morrer. A fome que assolava a terra naquela época não dizimou toda a família de Jacó porque Deus preparou José para aquele momento, e não vamos nos esquecer de que José foi fruto das orações e porque não dizer: dos sonhos de Raquel.

Em toda essa história, que tentei resumir ao máximo, mas que se encontra registrada no livro do Gênesis, capítulos 37 ao 50, nos faz ver como Deus age de maneiras que, muitas das vezes, não compreendemos. 

Hoje, talvez, ao ler este artigo, você tenha se identificado em muitos pontos desta história. Nem sempre entendemos o curso de nossa história, tão pouco o agir de Deus (sim, nada acontece sem a permissão dEle). Às vezes queremos que o nosso desejo se cumpra de imediato; outras vezes queremos que seja tudo do nosso jeito, e quando não acontece do jeito que a gente planejou, do jeito que a gente queria, muitas vezes o único sentimento que nos vem é: Frustração.

Mas saiba que assim como Ele fez o melhor para Raquel, de mulher estéril a mãe do governador do Egito, daquele que seria lembrado por gerações e gerações como aquele que Deus usou para poupar a vida dos patriarcas; assim como Ele fez o melhor na vida de José, que teve que passar por sofrimentos tão intensos, que chegou ao fundo do poço (humilhação, traição, calúnia, injustiça, prisão), mas Deus o fez assentar ao lado de Faraó, e seu nome seria lembrado para sempre.

Saiba que teus sonhos frustrados de hoje se tornarão motivos de alegria amanhã, porque Deus sempre tem o melhor! Não será do jeito que você acha. Será melhor! Acredite!

E se por suas frustrações você acha que chegou ao 'fundo do poço', vou concluir este artigo com a citação de uma pregação que eu ouvi: "Se você chegou ao fundo do poço, só há um lugar para olhar: para o alto".



"Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra." Salmos 121:1-2 (grifos meus)

Não desista dos seus sonhos porque Deus não desistiu de você!

4 comentários:

  1. Paz e Graça!!!

    Belo post Ivanil, acredito piamente que sonhos são aspirações e desejos humanos e Deus não conhece isso, por um único motivo emana Dele tanto o querer como o efetuar! Aleluia!!!
    Atribuir a expressão "sonhos a Deus" é minimizar seu poder e compará-lo ao homem, ou seja humanizá-lo.
    Você foi feliz em descrever também a proatividade dos personagens, sinalizando que não basta querer apenas sonhar(podemos o quanto quisermos desde que esteja em harmonia com a vontade Dele) mas devemos estar envolvidos diretamente na sua realização.

    Sempre em cristo,

    Dc Josebias.

    Veja o que Ciro Zibordi escreve sobre isso em seu blog, vai gostar é um ótimo articulista.

    ResponderExcluir
  2. meus parabéns pelo blog jesus é a água que precisamos para matar nossa sede a fonte de águas vives entre também no nosso bloghttp://ministerioebenezerbp.blogspot.com.br/ que a paz do eterno de israel esteja com você amém!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esta ótima postagem está destacada no UBE Blogs. Ver: http://www.ubeblogs.net/2013/07/quando-os-sonhos-se-frustram.html

    Eliseu Antonio Gomes

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...