terça-feira, 15 de abril de 2014

Oração, o oxigênio do espírito

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:18

Imagine você dizer que ama alguém, mas não falar com essa pessoa. Assim é alguém que diz que ama a Deus, mas não ora.

A oração é tão fundamental à nossa vida que a bíblia nos manda "orar sem cessar" (1 Tess 5:17). Podemos comparar à nossa respiração. Respiramos sem cessar. Estamos vivos. Paramos de respirar. Morremos. Assim é a oração. Sem oração, não há comunhão com Deus, portanto não há vida espiritual.

A oração é tão poderosa que a Palavra de Deus afirma que "a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. " Tiago 5:16b. Por isso mesmo, a oração, que parece algo tão simples, na verdade, não é, porque há uma grande oposição para que não oremos. Por isso que Jesus nos ensinou que a oração deve ter uma companhia inseparável: a vigilância: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Marcos 14:38

Quero, através deste artigo, trazer uma breve reflexão sobre a oração, enumerando alguns aspectos básicos - longe de querer esgotar este assunto tão rico -, os quais descrevo abaixo, de como deve ser a nossa oração.

1. Reconheça quem Deus é

  A primeira coisa que precisamos reconhecer é a quem estaremos dirigindo a nossa oração: a Deus. Para orar, é preciso reconhecer que há um Deus nos céus que nos ama, que é Santo, que tudo pode e está pronto a nos ouvir.

  "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" Mateus 6:9

  Reconhecer quem Deus é e o quanto mais elevado Ele está do que nós é o primeiro passo que nos leva, consequentemente, ao segundo...

2. Reconheça quem você é

  Reconheça-se pecador que é o que todos nós somos (Rom 3:23). Deus é Santo. Nós, pecadores. Mas como, então, Ele ouvirá a nossa oração? Através de Seu Filho, Jesus, que, morrendo por nós, nos justificou perante o Pai, abrindo o caminho para Deus:

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne" (Heb 10:19-20)

  Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde. Quando orar, seja humilde diante de Deus, que Ele, certamente, te ouvirá.


3. Seja autêntico e sincero

  A oração pra ser ouvida não precisa de palavras bonitas, rebuscadas. Você não precisa fazer um ritual, um gestual estranho, nada disso. Você precisa ser autêntico. Ser você mesmo. Falar com Deus com suas palavras. Se tiver que reclamar, reclame. Se tiver que chorar, chore. Seja quem você é. Deus te conhece muito bem.

  "Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras." Daniel 10:12

4. Seja específico

  Deus sabe muito bem de tudo o que precisamos, mesmo antes de nós lhe pedirmos, mas Ele quer que digamos a Ele porque ele se importa e quer ouvir a nossa oração. Quando dizemos pra Deus o que estamos sentindo, estamos, ao mesmo tempo, sendo tratados, sendo curados. Não generalize na oração, não seja vago. Seja específico. Diga a Deus o "nome" do seu problema.

  Vejamos o exemplo de Bartimeu, o cego de Jericó, quando Jesus chega a ele e pergunta, o que queres que te faça, ele foi direto, sem rodeios.

"Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja." Lucas 18:41

  E ele foi curado.

5. Creia

  "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6

  Se não crer, nem adianta orar. Deus não vai se agradar e, consequentemente, não receberá essa oração. Creia que Deus pode te recompensar por você buscá-lo. Ele quer que você o busque. Quem o busca, crendo nEle, o encontra.

"Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." Mateus 7:8


6. Quebrante-se

  "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Salmos 51:17

  Deus não quer nosso sacrifício, não quer nossa religiosidade, nada disso. O que Deus quer de nós é que tenhamos um espírito quebrantado, um coração contrito. Se você anda com orgulho e altivez, pode ter certeza de que jamais encontrará a Deus dessa maneira. Quando teu espírito se quebranta diante do Senhor, não importa quem você é nem o que fez, - como Davi nesse salmo em que confessa o seu pecado - Deus não vai te desprezar.

7. Espere, confie, descanse

  Para concluir, é preciso saber esperar. O tempo de Deus não é o nosso. Ele não vai atender a sua oração na hora que você quer, mas no momento certo, no momento que Ele já determinou em sua soberana vontade. Aquela benção que você vem pedindo a tempos, Ele te dará no momento em que você estará pronto para recebê-la, não antes.

  "Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos." Salmos 40:1-2

Ore em todo o tempo, vigie sempre, espere, confie, descanse no Senhor.

Ele nos abençoa não por nossos méritos, mas por sua graça. Enquanto oramos, aprofundamos nossa comunhão com Deus, podemos ouvir a Sua voz, estreitamos nosso relacionamento com o Eterno, crescemos na fé e no conhecimento de sua graça, somos fortalecidos para enfrentar o dia mau, oxigenamos nossa vida espiritual, pois a oração é o oxigênio do espírito, e principalmente, poderemos, como Davi, testemunhar do que Deus fez por nós:

  "E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor." Salmos 40:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...