terça-feira, 8 de abril de 2014

Por que Deus chama de louco aquele que confia no poder do dinheiro?

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." Lucas 12:15-21


O Evangelho de Lucas é o que mais aborda questões que tratam da relação do homem com o dinheiro. Lucas escreveu o Evangelho, o dirigindo a um homem grego, possivelmente rico e influente, chamado Teófilo (Lucas 1:3).

A bíblia nunca disse que o dinheiro é um problema. Pelo contrário, diz que digno é o trabalhador do seu salário, que é bom que o homem coma e beba do seu trabalho (Eclesiastes 2:24). O que a bíblia afirma é que "o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" (1 Timóteo. 6:10a).

Na parábola que Jesus contou - relatada no texto acima - conhecida como a "parábola do rico insensato", o que Ele quer nos ensinar é que, em hipótese alguma, devemos por a nossa confiança no poder do dinheiro.

Aquele homem só queria juntar mais e mais. Sua ambição não tinha limites, assim como a sua loucura. Ele achava que teria bens para muitos anos. O que ele não sabia é que ele não teria nem mais um dia de vida. Morreria naquela mesma noite, e não teria nem pra quem deixar seus bens. Pobre homem. Só tinha dinheiro. Nada mais.

Então vamos ao título deste artigo: "Por que Deus chama de louco aquele que confia no poder do dinheiro?". Simplesmente porque não entendeu que nada trazemos para esta vida, e dela nada iremos levar. Não entendeu que o que realmente importa não é o que temos (não levaremos nem um centavo no dia de nossa morte), mas o que somos e o que fazemos com aquilo que Deus nos dá.

A bíblia chama o dinheiro de Mamom:

"Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Lucas 16:13

Se amarmos o dinheiro, seremos escravos dele, mas se servirmos a Deus, o dinheiro (Mamom) será colocado no seu devido lugar: debaixo do senhorio de Cristo. Dessa forma, o dinheiro será para usufruirmos das bençãos de Deus em nossas vidas, e para abençoarmos aqueles que precisam também.

Não sabemos o dia em que Deus irá nos chamar. Numa sociedade consumista em que somos induzidos a comprar a todo instante, não por necessidade, mas por pura vaidade, a Palavra de Deus nos desafia a viver com sobriedade, com simplicidade de coração, a vivermos em paz.

Concluo, citando esse provérbio que merece toda a nossa consideração:

"A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores." Provérbios 10:22

Declare, hoje, o senhorio de Cristo sobre a tua vida, sobre tudo o que tens.

2 comentários:

  1. Palavra abençoada..
    Gostei seguindo o blog.
    Deixo meu carinho e paz.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...