quarta-feira, 29 de julho de 2015

A esperança do crente

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Romanos 8:18

A carta de Paulo aos romanos é, sem dúvida alguma, um tratado teológico e a carta mais importante escrita pelo apóstolo dos gentios.

Em nenhuma outra epístola, se resume tão bem o plano de Salvação de Deus como em Romanos. Neste artigo, vou me deter, bem resumidamente, no capítulo 8, onde este plano de Deus, o da Salvação, é exposto de forma singular.

O capítulo começa dizendo que "agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".
Agora - neste tempo presente, Deus nos limpou de todo o pecado, através do sacrifício de Jesus e não estamos mais debaixo de nenhuma condenação. Fomos justificados por seu sangue!
Mas para que fomos salvos? Para vivermos como antes? Não, de modo nenhum. Quem está em Cristo Jesus, não anda mais segundo a carne, mas segundo o Espírito.

O restante do capítulo destaca bem essa oposição, essa diferença entre carne e Espírito. Vejamos:

1.Os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; os que são do Espírito, para as coisas do Espírito.
2. A inclinação da carne é morte; a inclinação do Espírito é vida e paz.
3. A inclinação da carne é inimizade contra Deus.
4. Os que estão na carne não PODEM agradar a Deus.
5. Quem tem o Espírito de Cristo habitando em si, NÃO PODE viver na carne.
6. Somente podem ser chamados de filhos de Deus, aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus.
7. Somente aqueles que tem o Espírito de Deus, podem aguardar a adoção, a redenção do corpo.

Mas o que é a "redenção do corpo"?
Será o último estágio, o ápice da Salvação, quando, aqueles que morreram em Cristo, serão por Ele ressuscitados na sua segunda vinda. Será a vitória definitiva sobre a morte.

"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."
1 Coríntios 15:52-54

Isso não é uma coisa qualquer, é um mistério ainda por vir, mas que esperamos com paciência, como diz Paulo neste capítulo de Romanos. Será o grande dia do Senhor, onde os que viveram segundo a carne, perecerão para sempre, mas os que viveram segundo o Espírito, receberão a vida eterna, com um novo corpo, um corpo transformado e glorificado, não mais sujeitos às paixões, às tentações, às dores, às doenças, à morte, e Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima.

Às vezes, vivemos uma vida tão atribulada, atravessamos tantos desertos, tantas tempestades que nos perguntamos o por quê de todas essas coisas se estamos em Deus, se andamos no Espírito. Nos esquecemos que Jesus nos advertiu que no mundo, teríamos aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo. Ele também nos disse que estamos no mundo, mas não somos do mundo.

Por isso, Paulo afirma, no texto que intitula esse artigo:
"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." Romanos 8:18

Nenhuma luta, nenhuma dor, nenhuma aflição, nenhuma angústia que você esteja vivendo, pode se comparar com a glória que será revelada em nosso corpo, a glória de Deus!

Lembre-se que Deus não nos chamou para vivermos apenas essa vida, e se esperarmos nele somente para esta vida, seremos os mais miseráveis de todos os homens. Somos peregrinos aqui. Esperamos algo muito mais excelente!

"Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." Hebreus 11:10
"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria." Hebreus 11:13,14


Jamais perca o foco. Nosso alvo é a vida eterna. Nosso alvo é a eternidade de Deus.

Não temas em meio às aflições dessa vida, pois tudo é passageiro, Deus jamais nos abandonará, e nada, absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor, pois Ele começou em nós a sua obra, Ele a aperfeiçoará, Ele nos manterá firmes nele até o fim.

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:38-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...