sábado, 20 de julho de 2013

Falta de perdão: Tormento da alma

 "Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."
Mateus 18:23-35

Pedro, conversando com Jesus lhe fez a seguinte pergunta: "Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?" (v. 21). A resposta de Jesus foi: "Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete" (v. 22), e completou a resposta ilustrando o que ele estava dizendo com uma parábola, conhecida como a "parábola do credor incompassivo". Com base nela, quero escrever, de forma bem suscinta, acerca dos males que a falta de perdão pode nos trazer.

A parábola fala de um homem que tinha uma enorme dívida com um rei: 10.000 talentos. Mas quanto representava essa quantia? Um talento equivalia a 6.000 denários, ou 6.000 dias de trabalho. Assim, 10.000 talentos x 6.000 = 60 milhões de denários ou, para simplificar, 165 mil anos de trabalho!

O que Jesus queria ensinar é que a dívida que aquele homem tinha era, simplesmente, impagável!
Aquele homem, ainda suplicou ao rei, dizendo que tudo lhe pagaria, mas o rei sabia que a dívida era grande demais para ele, e que jamais poderia pagá-la. Então, movido de íntima compaixão, lhe perdoou.

Mas aquele servo, assim que foi perdoado, encontrou um companheiro que lhe devia apenas 100 denários, o equivalente a 100 dias de trabalho, uma quantia infinitamente menor que a quantia que ele devia ao rei, e sufocou seu semelhante, cobrando-o de forma incompassiva, o lançando na prisão.

Quando o rei ficou sabendo disso, chamou aquele homem, o repreendeu severamente e o lançou na prisão, o entregando aos atormentadores até que pagasse tudo o que lhe devia.

O rei dessa história é Deus que, com seu grande amor, nos perdoou a dívida que jamais poderíamos pagar: A dívida do pecado.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43:25

Infelizmente, há pessoas que, como aquele homem, se esquecem disso, e não perdoam o seu próximo, mas preferem guardar em seu coração todo tipo de mágoa e de rancor. E vivem numa prisão...

"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." Hebreus 12:15

A Palavra de Deus é muito clara no que diz respeito ao perdão: Se quisermos viver a plenitude da graça de Deus em nossas vidas, precisamos perdoar.

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6:12

Aquele homem foi preso e entregue aos atormentadores. Em outras versões, foi entregue aos verdugos que, além de carcereiros, responsáveis por vigiar os presos, infligiam aos mesmos, todo tipo de tortura, atormentando-os dia e noite.

Esses verdugos são espíritos demoníacos que trarão tormentos à alma daqueles que insistem em não perdoar!

Por causa disso, há muitas pessoas que adoeceram na sua alma, que perderam a alegria de viver, que se tornaram pessoas amargas, insuportáveis! Pessoas que vivem aprisionadas ao passado e não conseguem olhar para frente; pessoas que tomaram como verdade, mentiras que lhe contaram sobre alguém, e, dando crédito a intrigas, se tornaram escravas de um sentimento amargo; pessoas que trocaram o amor pelo ódio, e não se dão conta de que esse ódio irá destruí-las, se não acordarem a tempo; pessoas que vivem doentes porque acabam somatizando aquilo que está na alma, fazendo o corpo adoecer de várias maneiras.

Enfim, a falta de perdão traz, de fato, tormento à alma. Em contrapartida, o perdão traz alívio, descanso, paz e vida!

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14

Cristo já riscou a cédula de dívidas que havia contra nós.

Você precisa perdoar alguém? Então não espere para amanhã porque pode ser tarde demais, e rasgue, hoje, essa cédula de dívida contra o seu próximo, que você guarda em seu coração, e seja liberto em nome de Jesus!

Um comentário:

Você poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...