O ser humano é um ser social. Isto é um fato. E como um ser social, precisa saber viver em sociedade, sociedade esta que muda constantemente, numa velocidade que, cada vez mais, fica difícil acompanhar.
O que era certo ontem, hoje é errado, e vice-versa. É o relativismo ético que tem, de forma avassaladora, destruído valores e conceitos, causando total confusão social. "Não há verdade absoluta", dizem. Mentira!
A "maré de mudanças" é forte e poucos são os que se dispõe a "nadar contra a maré". Mas não só é possível como necessário, mantermos firmemente nossas posições e convicções à luz da Palavra de Deus, nossa VERDADE ABSOLUTA!
"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar." Lucas 21:33
Precisamos saber viver em sociedade, mas não precisamos nem devemos nos conformar com os conceitos - cada vez mais deturpados - dessa sociedade. O que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos no século I, aplica-se hoje a nós, pois a Palavra de Deus jamais envelhece.
"Não vos conformeis com este mundo", isto é, não vos conformeis com os moldes deste mundo, deste tempo.
"mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento". Para sobrevivermos a este tempo de valores cada vez mais vazios, de confusão de papéis, de ausência de valores absolutos, é preciso ser transformado, e a transformação é na mente.
Os maiores ataques que sofremos, nos nossos conceitos, nos nossos valores, é na mente, seja numa conversa com amigos ou familiares, seja assistindo ao noticiário, a um filme, etc. Mas como conservar a nossa mente sã em meio a todo um vendaval de mudanças sócio-culturais que afrontam os nossos valores cristãos?
A resposta é: tendo a nossa mente firme em Deus!
"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti." Isaías 26:3
E dessa forma: não nos conformando com este mundo, e sendo transformados na renovação da nossa mente, somente assim, é que poderemos experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Seremos incompreendidos, marginalizados, ridicularizados, até mesmo odiados por nossas posições firmes, baseadas na Palavra de Deus, essa sim, a verdade absoluta. Não importa. O que importa é fazer a vontade de Deus sempre. Se o nosso Senhor Jesus foi incompreendido e perseguido, não podemos esperar para nós, algo diferente.
Andemos na contra-mão deste mundo, deste tempo presente, amando e honrando a Deus e a sua Palavra. No final, valerá a pena.
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:15-17
É necessário saber, que nosso lugar não é este mundo, somos apenas passageiros aqui, se formos fiel nosso lugar será lá no céu, abrçs ótimo texto
ResponderExcluirÉ isso mesmo, irmão. Somos peregrinos. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário.
Abs